domingo, 25 de julho de 2010

Quantos Pedro's existem em mim?

Às vezes, acho que sofro com um certo transtorno bipolar. É bem verdade que isso vem diminuindo com o passar dos dias. Costumo brincar que sou duas pessoas em apenas uma: o Pedro Henrique e o Pedro Sette. O primeiro apenas a família conhecia, o segundo, apenas os amigos e colegas.

Pedro Henrique, ou o ‘Pedênrique’ pra família, é um menino calado, na dele, que aparenta ingenuidade. Adora doces, festas de aniversário, tirar fotos, nadar, ir à praia em janeiro. Aliás, ele adora o mês de janeiro. Ele faz de tudo pra agradar as pessoas e se preocupa com nota, só pra mostrar ao seu pai que é bom. Na verdade, ele faz de quase tudo pra agradar seu pai. É esperto, competitivo e tem um espírito de criança. Não sabe cativar as pessoas. Prefere ficar calado ao invés de comprar uma briga. É pontual.

O Pedro Sette ainda reserva sua vida particular, porém, no meio dos seus amigos, é totalmente extrovertido, diferente do que aparenta ser em família. Ele se importa com sua vida profissional, pensa no futuro, corre atrás do que quer e do que sonha. Diferentemente daquele anterior, ele sabe lidar com os venenos das pessoas e aprende, aos poucos, a não esperar tanto das pessoas (isso diminui suas decepções), tampouco procura agradá-las. Pode não saber o que quer, contudo sabe muito bem o que não quer. Consegue ludibriar e ser persuasivo docemente. Adora perturbar as pessoas, isso o deixa, acima de tudo, feliz. É metido à intelectual: gosta de ler, escrever e diz que tem “doa”.

Hoje, me pergunto qual dos dois pedro’s é mais evidente. Creio que estou conseguindo ‘unificá-los’ em um só. O Pedro no qual me vejo hoje mescla a aparência ingênua, quando quer, do Henrique, com a extroversão do Sette. Louco por doces, registrar momentos e nadar, deixou de se importar com notas há um tempo e pensa no seu futuro. Não quer agradar a mais ninguém, a não ser a si mesmo. Cativa as pessoas que julga serem especiais e importantes na sua vida de uma maneira espetacular, mas consegue envenenar, ludibriar e persuadir aqueles que não preza. Não procura brigas e desavenças, contudo, quando no meio de uma tormenta, iça velas para o centro dela. Não abandona os amigos, talvez por já ter sido abandonado por ‘alguns’. Perturba as pessoas porque não se incomoda em agradá-las, não mais. Suas irônicas alfinetadas doem em suas vítimas e apesar de parecer uma criança competitiva, seu espírito é grande o suficiente pra reconhecer seu erro. Mostra-se um pouco frio em relação aos sentimentos, mas a cada dia tenta superar isso (e vem conseguindo). Enfim, qual o Pedro que você conhece?

3 comentários:

  1. Todos devemos ter uma personalidade no minimo dupla.... Saber lidar com as pessoas ao nosso redor e que determina o numero de personalidades diferentes que temos.. Saber unir todas essas personalidades em uma só e conseguir conviver com isso.. isso é só para os sábios e os de espírito forte e grande.

    ResponderExcluir
  2. E quem é que não é duas, três, mil pessoas dentro de um so corpo?
    "Adora perturbar as pessoas, isso o deixa, acima de tudo, feliz"... te descreveu perfeitamente ;)

    ResponderExcluir
  3. Aquele Pedro que nunca eh pontual, pelo menos nao nas aulas xD
    Que eh super gente fina e tente sempre estender a mao a quem precisa =D
    Um garoto de ouro, como se dizia no tempo daminha vo ^^

    ResponderExcluir