terça-feira, 20 de julho de 2010

Aos meus amigos

Não preciso de uma data especial para lembrar dos meus amigos que zelo e cultivo a amizade dia após dia. Não preciso desejar coisas boas nesse dia, já que eles sabem que faço isso no silêncio do cotidiano, e que sempre estão comigo, no meu coração ou no meu pensamento. Não preciso listar a quem o texto se dirige, pois eles sabem melhor que ninguém, quem são, arrisco até dizer que sabem melhor do que eu.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Surpreendo-me com uns pensamentos que chegam sem mais nem menos. O de agora me fez lembrar, pensar e reviver alguns momentos. Não importa a distância (temporal ou espacial) que estejamos, sempre continuarei sendo seu. Estarei mais perto do que você imaginar, no máximo, a 8 dígitos (13 se for interurbano).

Acredito que a palavra ‘AMIGO’, no sentido real, amplo e mais profundo, deriva do verbo ‘AMAR’. As pessoas casam com quem elas amam (na teoria) e prometem ficar juntos na ‘alegria e na tristeza’, porém, somente os amigos não falaciosos são quem compartilham esses momentos contigo. É comum ver amigos dizendo eu te amo, e eu amo todos os meus amigos, e digo isso aos que eu mais prezo. Não acho feio, tampouco infantil dizer isso, desde que seja seu sentimento verdadeiro.

Amigo não é aquele que sempre bebe com você, mas aquele que diz a hora certa de ir pra casa, que derrama toda a bebida do seu copo na sua frente ou então ordena que você pare. Não é aquele que te dar cola, e sim o que te faz estudar, instiga você a sonhar cada vez mais alto. Ele nunca vai querer controlar sua vida, exigir lealdade ou qualquer coisa que seja; contudo, vai dar conselhos preciosos, mostrando os prós e os contras dos seus (possíveis) atos e dificilmente vai exigir coisas ‘superficiais’ como lealdade, sinceridade, confiança, pois isso já tá impregnado na amizade.

Há, sem dúvida, aqueles falsos amigos, hipócritas, peçonhentos, que fazem de um tudo pra te ver mal, mas somente pelas suas costas, já que falta coragem para te enfrentarem cara-a-cara.

Amigos são para todas as horas, inclusive para as te ouvir às 3 horas da manhã, quando você teve um pesadelo, ou brigou com paquera, ou tá bêbado, ou simplesmente porque tá com saudades. Um amigo entenderá suas preocupações, medos, receios; falará sua opinião, por mais que isso machuque ou não te agrade; não vai querer te ver triste nunca, mas saberá respeitar seu luto.

Um comentário:

  1. A cada dia que passa me mata de mais orgulho e admiração !!! Vc tem uma mente brilhante e um futuro tbm mto brilhante.. continue escrevendo esses belos textos.. =]]

    ResponderExcluir